quinta-feira, 21 de junho de 2018

Plasticologia marinha: Descarta-te dos descartáveis



O Oceano é o mais importante recurso natural e é também um dos mais afetados pela ação humana. O crescimento da população humana, a pressão das zonas costeiras, as alterações climáticas, a exploração não sustentável dos recursos marinhos e a poluição são as principais ameaças ao Oceano.

Dada a importância desta temática, mais um ano explorámos o tema. Desta feita, resolvemos refletir sobre o facto de o plástico estar a invadir as nossas vidas e estar presente em tudo o que fazemos.

Alguns usam o plástico de modo sustentável, mas outros e muitos usam-no por apenas alguns minutos. Desafiámos então os alunos que usam plástico em todas as suas atividades (canetas, réguas, lanches, garrafas de água, pacotes de leite, palhinhas, ...) a distingui-los entre descartáveis e não descartáveis e descobrir como podem alterar os seus comportamentos diários na escola para reduzir o consumo do plástico descartável.


Assim, os objetivos das sessões foram:

  • Identificar o impacto dos plásticos no meio marinho;
  • Diferenciar os tempos de degradação dos diversos resíduos;
  • Refletir sobre os comportamentos diários da comunidade escolar;
  • Reduzir o uso de plásticos descartáveis. 


Foram apresentados 2 filmes sobre a problemática do plástico; feito um cartaz sobre plástico descartável e não descartável com os materiais de plástico que os alunos usam na sala de aula; debatido este problema e concluir que plásticos descartáveis podemos deixar de usar e como podem ser substituídos; e, por fim, analisámos os lanches que os alunos levaram para verificar e contrariar o uso do plástico não descartável.

As turmas ficaram de refletir mais sobre esta grande problemática em casa com as famílias, de modo a começarem a trazer lanches que fazem uso do plástico de uma maneira mais sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário