sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Vindas à Biblioteca: Calendarização anual



Apresenta-se a marcação da vinda de todas as turmas à biblioteca para desenvolver atividades, projetos e iniciativas.


  • As turmas de 1º ano veem semanalmente à biblioteca

  • As restantes turmas de 2º, 3º e 4º ano veem quinzenalmente, sendo que vão rodando em função do horário disponível.

Para além deste horário as turmas ainda participam em outras atividades constantes no Plano Anual de Atividades, nomeadamente Feira do Livro, Um dia com..., Concurso Nacional de Leitura, Teatrices, 5 dias a Ler+ 5 minutos, Stop todos@Ler, entre outras.



terça-feira, 25 de setembro de 2018

À Roda os Livros: "1, 2, 3" de Luísa Ducla Soares




As turmas de 1º Ano vieram à biblioteca, onde fizeram um jogo de letras, com os seus próprios nomes, para rever o alfabeto e com o livro "1, 2, 3", de Luísa Ducla Soares, onde são apresentados os números até 12 em quadras rimadas, os alunos tiveram ocasião de relembrar os números. 



segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Leitura em vai e vem no J.I. do Quintal

Hoje foi dia das crianças do Jardim Infantil do Quintal fazerem a requisição domiciliária para puderem ler em casa com a família. Começou, então, a iniciativa Leitura em Vai e Vem que decorrerá até ao final do ano letivo.





sábado, 15 de setembro de 2018

Um Mar de Adivinhas

Com o objetivo de dar as boas-vindas aos novos alunos da escola, as turmas de 1º Ano foram recebidas na biblioteca, onde participaram num Concurso de adivinhas:"Um Mar de Adivinhas".

Tratou-se de um concurso interturmas para adivinharem a resposta a adivinhas que estão, obviamente, relacionadas com o nosso tema "Mergulhar nos Oceanos: Explorar a Vida e a Diversidade!".

Todos estiveram tão bem que todas as turmas receberam um prémio de participação.


BEM-VINDOS!!
















sábado, 23 de junho de 2018

Monitores da BE

À semelhança dos outros anos letivos, impulsionou-se a atividade Monitores da BE, que visa melhorar as competências dos alunos de 3º e 4º Ano, no que concerne à utilização da biblioteca escolar e, intrinsecamente, orientar os colegas mais novos para as regras e uso correto do espaço, materiais e equipamento. 
Esta atividade é genuinamente aceite com muita satisfação pelos alunos e a biblioteca este ano contou com 51 monitores conforme indica o gráfico abaixo:


Obrigada a todos pela vossa disponibilidade e vontade de ajudar a Biblioteca.

    Boas férias!!


sexta-feira, 22 de junho de 2018

Monitores da BE: apresentação de 2 blogs

Dois dos grupos de monitores da BE estavam encarregues de desenvolver atividades que interessassem aos seus colegas.

Logo, pensaram em criar dois blogues:


    

http://animaisemperigo2017.blogspot.com

  • Este blog visa o estudo e pesquisa de animais e plantas em vias de extinção. Foi criado por um grupo de monitores que acreditam que a humanidade pode fazer muito mais por estes animais e plantas em perigo e que esta problemática precisa muito de ser divulgada. 
  • Era atualizado por este grupo, mas o trabalho de pesquisa e as ideias eram também dadas pelos outros seus pares.




                                                          http://clubedeleituracm.blogspot.com

  • Este Blog foi criado por duas monitoras que gostam muito de ler e, por isso, tiveram esta ideia que concretizaram começando por sugerir aos colegas que comentassem o livro escrito por uma das turmas de 4º ano.
  • O blog está atualizado, mas pouco desenvolvido, dado que apenas foi criado em maio.


Se quiserem conhecer melhor, basta clicar em cada uma das imagens.