quinta-feira, 21 de junho de 2018

Plasticologia marinha: Descarta-te dos descartáveis



O Oceano é o mais importante recurso natural e é também um dos mais afetados pela ação humana. O crescimento da população humana, a pressão das zonas costeiras, as alterações climáticas, a exploração não sustentável dos recursos marinhos e a poluição são as principais ameaças ao Oceano.

Dada a importância desta temática, mais um ano explorámos o tema. Desta feita, resolvemos refletir sobre o facto de o plástico estar a invadir as nossas vidas e estar presente em tudo o que fazemos.

Alguns usam o plástico de modo sustentável, mas outros e muitos usam-no por apenas alguns minutos. Desafiámos então os alunos que usam plástico em todas as suas atividades (canetas, réguas, lanches, garrafas de água, pacotes de leite, palhinhas, ...) a distingui-los entre descartáveis e não descartáveis e descobrir como podem alterar os seus comportamentos diários na escola para reduzir o consumo do plástico descartável.


Assim, os objetivos das sessões foram:

  • Identificar o impacto dos plásticos no meio marinho;
  • Diferenciar os tempos de degradação dos diversos resíduos;
  • Refletir sobre os comportamentos diários da comunidade escolar;
  • Reduzir o uso de plásticos descartáveis. 


Foram apresentados 2 filmes sobre a problemática do plástico; feito um cartaz sobre plástico descartável e não descartável com os materiais de plástico que os alunos usam na sala de aula; debatido este problema e concluir que plásticos descartáveis podemos deixar de usar e como podem ser substituídos; e, por fim, analisámos os lanches que os alunos levaram para verificar e contrariar o uso do plástico não descartável.

As turmas ficaram de refletir mais sobre esta grande problemática em casa com as famílias, de modo a começarem a trazer lanches que fazem uso do plástico de uma maneira mais sustentável.

terça-feira, 19 de junho de 2018

Olha Quem Lê!



Mais uma vez veio uma mãe à escola para participar nesta nossa atividade, que aproxima os pais, filhos e professores.

As fotos:







sexta-feira, 15 de junho de 2018

aLer+ com +Saúde: Saúde Oral



Os meninos do 1º Ano assistiram a sessões relacionadas com a Saúde Oral. O objetivo destas sessões era levar os alunos a perceber melhor a importância da lavagem dos dentes para não criarem cáries.

Aprenderam:

  • A importância da lavagem dos dentes e como fazê-lo;
  • Novo vocabulário relacionado com a temática ( Ficha 1);
  • Pintar tendo em atenção os contornos (Ficha 2);
  • A elaborar um gráfico a partir da pintura da sua própria escova de dentes (Ficha 3).

Começamos por ouvir o audioconto "O Dente Branquinho e a Escova Rabina", que podemos encontrar aqui. Após a audição, aprenderam novas palavras (Ficha 1), preenchendo na ficha as vogais em falta nas palavras relacionadas com higiene oral; seguida de uma atividade lúdica com uma parte pedagógica (ficha 2), onde os alunos podem colorir o dente livremente, mas têm de pintar a escova com a cor real da que utilizam em casa. Depois, no quadro apresentado (Ficha 3) fazem uma cruz por baixo da cor da escova correspondente a cada aluno e, a partir daí fez-se o gráfico.


 
                     


Por fim, foi reiterada a importância da escovagem dos dentes com o poster retirado do site da Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares (SOBE):




quarta-feira, 6 de junho de 2018

Um dia com... António Fontinha



Alto, magro e de nariz pontiagudo, comunicativo e muito expressivo, António Fontinha, o narrador de histórias que baseia o seu reportório nos contos tradicionais portugueses, não pára de viajar pelo país. "Descobri que o acto de contar histórias é mais sério do que pensava e que é uma coisa importante para as gerações futuras. É um espaço de encontro entre diferentes gerações e diferentes culturas", anota o contador. 

António Fontinha esteve entre nós e tivemos o privilégio de o ouvir contar histórias de um modo excecional.


terça-feira, 5 de junho de 2018

Olha Quem Lê!




Mais uma visita de uma mãe que veio ler "Os Ovos Misteriosos" e, após a leitura, a turma elaborou marcadores de livros.

As evidências:



                               


É Tudo Verdade!


Desta feita e solicitado pela professora titular da turma foi explorado o livro "É Tudo Verdade", de Nele Moost da Minutos de leitura.




É um livro interessante para explorar a temática da mentira através da história do pequeno corvo.

Aqui deixamos um pequeno resumo:
  • É verdade, nunca se deve mentir - e o Pequeno Corvo deveria saber isso muito bem. 
    O Pequeno Corvo, o Javali, o Texugo e o Urso vão passar umas férias à quinta da Avó Javali. O que ela não sabe é que os quatro decidiram trazer em segredo TODOS os seus amigos! E agora estão metidos num grande sarilho e são obrigados a contar «pequenas» mentiras... 
    Como conseguirão escondê-los, alimentá-los e encontrar um sítio para todos dormirem? 
    Quando se mente quase nada corre de acordo com o planeado... 


sexta-feira, 1 de junho de 2018

Miúdos a Votos: Quais Os Livros Mais Fixes?




Ficámos a conhecer ontem na Feira do Livro de Lisboa quais os vencedores da iniciativa «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?».

Os alunos do 1.º ciclo elegeram o «O Tubarão na Banheira», de David Machado, como o livro mais fixe, com 7,9% dos votos; em segundo lugar ficou «O Bando das Cavernas - Na maior há 10 mil anos», de Nuno Caravela (7,8% dos votos); e «O Principezinho» de Antoine de Saint-Exupéry, foi o terceiro candidato eleito (7,8% dos votos), acabando assim destronado do 1º lugar conseguido na votação de 2017.