terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Dia da Internet mais Segura - O Barómetro dos sentimentos



Neste dia 6 de fevereiro, a biblioteca recebeu turmas de 2º ano que participaram na atividade O Barómetro dos Sentimentos seguido de um pequeno debate sobre bullying e cyberbullying. Os cuidados a ter com mensagens de imagem ou escritas violentas e ameaçadoras e o que se deve fazer para estar mais segura.

Com esta atividade verificámos que os meninos reagiram e sentiram sentimentos diferentes à mesma situação.
No final, aprenderam que perante tais situações deveriam conversar com um adulto para resolver a situação.

Ficam aqui os testemunhos:

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Dia da Internet mais Segura



Para assinalar o dia 6 de fevereiro, o dia da Internet mais Segura, a biblioteca vai dinamizar várias atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança Digital.
Assim, para introduzir ou reforçar os temas da Segurança Digital vamos realizar atividades com as turmas desde o 1º ao 4º ano e também atividades livres e vamos fazê-lo durante toda a semana.

  • Publicação de conteúdos sobre Segurança Digital no blogue da biblioteca e no jornal escolar;
  • Jogos SeguraNet para 1º ciclo ( atividade livre);
  • Bibliomontra: exposição usando os cartazes "O Pisca não arrisca", onde o Pisca dá conselhos aos mais jovens sobre esta temática;
  • Quiz Inês com debate (3º e 4º ano);
  • O Barómetro dos sentimentos seguido de debate (2º ano);
  • Powerpoint "Juntos vamos criar uma Internet melhor" e visionamento do vídeo "Did you see something weird?" seguido de um pequeno debate (1º ano).

Esperamos que com estas atividades relacionadas com a Segurança Digital os nossos alunos fiquem mais preparados para utilizar a Internet em segurança e estar mais alerta para os perigos a ela intrínsecos.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Vencedores do projeto "Estranhões e Bizarrocos"

Após o júri ter escolhido os premiados de cada turma participante no projeto "Estranhões e Bizarrocos", foram entregues os respetivos prémios.

Os vencedores receberam um prémio e também um certificado de participação.





PARABÉNS a todos os participantes e aos vencedores pela sua enorme e fascinante imaginação!!



sábado, 20 de janeiro de 2018

Concurso Nacional de Leitura


A 12ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) promovida pelo Plano Nacional de leitura 2027 tem como intenção estimular e promover a leitura e a escrita junto de toda a população escolar. Assim, o CNL 12ª Ed. 2017/2018 passa a ser dirigido aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário.
A esta iniciativa, associam-se a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e a RTP.
Gostas de LER? Participa no Concurso Nacional de Leitura e lê atentamente a obra escolhida para o 1º ciclo - "Ynari, a menina das cinco tranças", de Ondjaki.
A obra escolhida para o 1º momento do concurso:

 O concurso baseia-se na leitura da obra de Ondjaki, que deves ler muito atentamente para responderes a um conjunto de questões. 

Participa e aceita o nosso desafio!! 
Vem divertir-te!!

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Exposição: "Os bizarrocos"



Após ter sido explorada a obra de José Eduardo Agualusa, "Estranhões e Bizarrocos", os alunos do 2º Ano foram desafiados a elaborarem Bizarrocos com a ajuda da família.
Depois da interrupção do Natal, começaram a "chover" na biblioteca bizarrocos. Estando todos entregues a exposição foi montada e escolhidos os mais criativos por cada turma.

Ora vejam os nossos bizarrocos cada um mais criativo que o outro:




Os premiados foram:


 Parabéns a todos pela criatividade!!

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Grão a Grão: cabaz

No âmbito da atividade "Grão a Grão" tem como objetivo angariar dinheiro para renovar e atualizar o fundo documental da biblioteca. Neste quadro, a biblioteca está a sortear um cabaz para esse efeito e também adquirir algum equipamento informático.

O CABAZ contém livros para adultos, adolescentes e crianças, mandalas, filmes, chocolate, bolachas e chá, artigos de papelaria e um tablet.

O sorteio deste cabaz será na Semana da Leitura de 5 a 9 de março.

Agradecemos que participem na compra de rifas que os alunos de 3º e 4º ano andam a vender para assim conseguirmos comprar novos livros e aparelhos informáticos para a biblioteca.

PARTICIPA COMPRANDO UMA RIFA!!



terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Olha Quem Lê!!


Desta feita tivemos connosco a avó de um menino da turma D do 1º Ano, que veio ler duas histórias dos livros "Como se faz cor-de-laranja", de António Torrado e "Fábulas de sempre", Tomo IV, de Myriam Sayalero e alguns belos poemas de Maria Alberta Menères,"No coração do trevo".

 A personagem principal desta história é um menino que gostava de pintar, mas a caixa de aguarelas que tinha recebido não trazia cor-de-laranja. Foi ter com o avô, mas este não lhe soube responder à pergunta. Percorreu todas as ruas, mas ninguém lhe deu resposta.   Sentou-se num banco já cansado daquela sociedade pouco amiga e hipócrita.



As fábulas têm o objetivo de ensinar e transmitir valores e conceitos. Nestas páginas encontramos personagens tão diferentes como um burro flautista, um sino, duas panelas... e, também sábios conselhos...








A obra, escrita para crianças, foi premiada e tem poemas simples sobre vivências naturais e prazeres da vida.