quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Formação de utilizadores - Bibliopaper 4º Ano
Através do espírito de competitividade, os alunos poderão adquirir mais conhecimentos sobre a catalogação segundo a Classificação Decimal Universal, as regras do espaço, o regulamento do empréstimo, entre outras coisas.
O Bibliopaper - aqui.
terça-feira, 10 de outubro de 2017
Olha quem lê!
Esta atividade tem como principal objetivo estabelecer voluntariado de leitura com elementos de toda a Comunidade Educativa de modo a promover o conto junto dos grupos/turmas.
Geralmente é realizada esta parceria educativa com pais e Encarregados de Educação ou outros agentes educativos, solicitando-lhes que promovam dinâmicas de leitura com que mais se identifiquem (leitura simples, conto, teatro de fantoches, dramatização, recurso audiovisual…) para que possam ser desenvolvidas para os respetivos grupos/turmas dos seus educandos.
Esta visibilidade dada à leitura por parte de outros elementos da comunidade educativa torna-se numa excelente mais-valia para as nossas crianças, ao ser-lhes incutida a importância e o gosto pela leitura.
Neste âmbito já vieram à biblioteca duas mães de alunos do 1º D. No dia 10 de outubro, a mãe Ana Cristina leu o livro "A Mentira tem perna curta", de Rosy Gadda Conti.
"A história de uma pequena coleccionadora de mentiras. Adalgisa tinha tantas, tantas, que já não sabia onde as guardar. "Costuma-se dizer que as mentiras têm pernas curtas, cabeça de pêra, pescoço comprido, corpo coberto de pêlos e os olhos tortos, que são grandes e metediças ou pequenas e mal-educadas" - Será mesmo assim? Atenção, este divertido livro contém 68 mentiras: gordas, magras, altas, baixas, compridas, esticadas, peludas, escorregadias, feias, bonitas! Será que os mais pequenos as conseguem descobrir?" (in Wook)
E no dia 17 de outubro a mãe Carolina veio ler o livro de Michael Snunit, "O Pássaro da Alma"
"Obra de grande beleza poética, dirigida a todas as idades, mas especialmente aos mais pequenos, que é um bestseller no país donde a autora é natural, Israel, e em muitos outros onde tem sido traduzida. A relação entre a nossa alma e nós mesmos é explicada de forma delicada e poética neste livro. Esta obra foi galardoada com o Primeiro Prémio Internacional atribuído pela Fundação Espaço Crianças em Genebra no ano de 1993." (in Wook)
Este livro faz pensar nos sentimentos e nas suas razões para os sentirmos (e os aceitarmos) nos vários momentos. É um livro que ajuda a crescer e fazer crescer.
Ora vejam as fotos:
segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Vamos assinalar ... O Dia da Alimentação
A Biblioteca associa-se ao Programa de Educação para a Saúde para assinalar o Dia Mundial da Alimentação. São várias as atividades, livres ou em turma, para não esquecermos a importância do tema para a nossa saúde e para o nosso bem estar.
Assim, já está disponível o desafio para a próxima semana. Participa e ganha fantásticos prémios!!
domingo, 1 de outubro de 2017
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
O tema para outubro – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares é: “Ligando Comunidades e Culturas“. Baseia-se no tema anual da conferência IASL (International Association of School Librarianship) sobre “Aprender sem fronteiras”. Este ano estamos concentrados na ideia de que o ISLM conecta comunidades (comunidades de aprendizagem de todos os tipos e as nossas próprias comunidades sociais) e culturas ao redor do mundo enquanto compartilhamos o nosso amor pelas bibliotecas escolares e mostramos algumas das atividades que se realizam na biblioteca da Escola Hélia Correia.
Em outubro vamos organizar, apoiar, desenhar, pintar, ler, escrever, contar, animar e inaugurar este mês das bibliotecas escolares com os nossos alunos e professores, de pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e várias serão as atividades. Desde sessões de formação do(s) utilizador(es) das bibliotecas, para os alunos do 1º ao 4º anos, sessões de animação e mediação leitora, no âmbito das atividades À Roda dos livros e Construler com livros e histórias para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo e a comemoração do Dia da Alimentação e montras de livros e vários Concursos. Ainda temos o Intercâmbio Internacional de Marcadores de livros com uma escola de Paarl Western Cape da África do Sul.
terça-feira, 26 de setembro de 2017
"Leitura em vai e vem"
A importância da promoção da leitura em família nos primeiros anos da criança dita a importância desta iniciativa no pré-escolar e no 1º ano de escolaridade. Na "Leitura em vai e vem" os alunos, através da requisição domiciliária de livros na biblioteca escolar, são incentivadas a ler, a remontar, a opinar sobre o livro e a adquirir competências de responsabilização pelo material emprestado.
Esta iniciativa é semanal e começou a partir do dia 26 de setembro para todas as turmas de 1º ano na Escola Hélia Correia e também no Jardim de Infância do Quintal.
Ora vejam alguns dos nossos novos leitores:
quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Formação de Utilizadores - 1º ano
As turmas de 1º ano vieram à biblioteca para sessões de Formação de Utilizadores para aprenderem as regras e organização da biblioteca.
Nessas sessões aprenderam o que podem e não podem fazer através do livro "Maisy vai à biblioteca", de Lucy Cousins. Este livro conta a história de Maisy, uma ratinha que gosta muito da biblioteca e de ler. Quando Maisy vai à biblioteca, parece ter encontrado o lugar calmo e sossegado para ler o seu livro preferido sobre peixes. Mas há muitas distrações quando se requisita um livro, algumas delas muito divertidas! O dia de Maisy na biblioteca acaba por ser uma aventura...
Planificação da atividade aqui.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Monitores da Biblioteca
Com o projeto "Monitores da Biblioteca" pretende-se iniciar os alunos no conhecimento do espaço de
biblioteca, os seus recursos e modo de organização, assim como a utilização
autónoma dos serviços que a BE oferece a partir de uma proposta que os envolve
nas tarefas da biblioteca e da resolução de um conjunto de provas.
O Monitor da Biblioteca Escolar é um aluno que vai aprender a organizar e gerir um espaço
público, sabendo como se organizam e arrumam os livros, filmes e CD’s que constituem
o fundo da Biblioteca. Vai conhecer profundamente as regras de funcionamento
da Biblioteca e vai ajudar os seus colegas a conhecê-las e cumpri-las. É, pois,
um exemplo a seguir para os outros alunos.Numa perspetiva de educação para a cidadania, o monitor da Biblioteca Escolar é um aluno que vai desenvolver o seu sentido de responsabilidade, a criatividade, o sentido crítico e o espírito de entreajuda, pois fará parte de uma equipa constituída por alunos e professores.
Este projeto tem como destinatários os alunos de 3º e 4º ano de escolaridade.
Abrimos desde já as INSCRIÇÕES para MONITORES DA BE até ao final do mês de setembro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)











