quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Formação de Utilizadores - 1º ano



As turmas de 1º ano vieram à biblioteca para sessões de Formação de Utilizadores para aprenderem as regras e organização da biblioteca.

Nessas sessões aprenderam o que podem e não podem fazer através do livro "Maisy vai à biblioteca", de Lucy Cousins. Este livro conta a história de Maisy, uma ratinha que gosta muito da biblioteca e de ler. Quando Maisy vai à biblioteca, parece ter encontrado o lugar calmo e sossegado para ler o seu livro preferido sobre peixes. Mas há muitas distrações quando se requisita um livro, algumas delas muito divertidas! O dia de Maisy na biblioteca acaba por ser uma aventura...

Planificação da atividade aqui.









sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Monitores da Biblioteca


Com o projeto "Monitores da Biblioteca" pretende-se iniciar os alunos no conhecimento do espaço de biblioteca, os seus recursos e modo de organização, assim como a utilização autónoma dos serviços que a BE oferece a partir de uma proposta que os envolve nas tarefas da biblioteca e da resolução de um conjunto de provas. 

O Monitor da Biblioteca Escolar é um aluno que vai aprender a organizar e gerir um espaço público, sabendo como se organizam e arrumam os livros, filmes e CD’s que constituem o fundo da Biblioteca. Vai conhecer profundamente as regras de funcionamento da Biblioteca e vai ajudar os seus colegas a conhecê-las e cumpri-las. É, pois, um exemplo a seguir para os outros alunos.


Numa perspetiva de educação para a cidadania, o monitor da Biblioteca Escolar é um aluno que vai desenvolver o seu sentido de responsabilidade, a criatividade, o sentido crítico e o espírito de entreajuda, pois fará parte de uma equipa constituída por alunos e professores.

Este projeto tem como destinatários os alunos de 3º e 4º ano de escolaridade.



Abrimos desde já as INSCRIÇÕES para MONITORES DA BE até ao final do mês de setembro.







terça-feira, 12 de setembro de 2017

Receção aos pais e novos alunos

 

 No dia 12 de setembro a biblioteca recebeu os pais e os novos alunos, que vieram conhecer a escola, os seus professores titulares e a biblioteca. Os pais ficaram a conhecer o espaço e as atividades que os seus filhos podem aqui fazer. Foi feito, desde logo, o convite aos pais para participarem em algumas atividades da biblioteca, sobretudo na iniciativa "Leitura em vai e vem", que visa incentivar os alunos para a leitura e para o gosto pelo livro através da presença dos pais na escola lendo, declamando ou dramatizando para eles.


 A biblioteca deseja-lhes as boas vindas e um ano cheio de sucesso!

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

sábado, 24 de junho de 2017

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Pordata Kids

No dia 10 de Maio, a passada 4ª feira, os alunos de 4º ano tiveram oportunidade de explorar a cidade da Pordata Kids.

Esta cidade tem um manancial enorme de temas a explorar, para além de jogos e fichas para os professores usarem nas suas aulas.

Acompanhados pela Drª Teresa, os alunos aprenderam muitos factos sobre Portugal e alguns países europeus. E ficaram a saber que o município deles em 2015, Mafra, tinha 81.580 habitantes.

Um site muito interessante e cativante para os alunos pois aprendem explorando e brincando.

Aqui fica o site da cidade Pordata para explorares melhor. Clica na imagem:

http://www.pordatakids.pt


Eis algumas fotos da atividade:












quarta-feira, 5 de abril de 2017

Vencedoras do Concurso "Se eu fosse um livro..."

Foram duas as vencedoras no Concurso "Se eu fosse um livro...". Ambas ganharam um Certificado de participação e um livro, " A história de Zeca Garro" e "O livro de Dar corda aos sapatos", de Filipe Lopes.

As vencedoras escreveram frases muito criativas:

1º Prémio:

"Se eu fosse um livro contava histórias até não poder mais e dormia descansada num mundo de encantar" 
                                                                                                                       Margarida, 3º A







Menção Honrosa:

"Se eu fosse um livro cheirava a chocolate porque tinha histórias doces e interessantes"
                                                 
                                                                                                                           Sofia, 3º E






Continuem a participar. PARABÉNS!!!