terça-feira, 12 de setembro de 2017
Receção aos pais e novos alunos
No dia 12 de setembro a biblioteca recebeu os pais e os novos alunos, que vieram conhecer a escola, os seus professores titulares e a biblioteca. Os pais ficaram a conhecer o espaço e as atividades que os seus filhos podem aqui fazer. Foi feito, desde logo, o convite aos pais para participarem em algumas atividades da biblioteca, sobretudo na iniciativa "Leitura em vai e vem", que visa incentivar os alunos para a leitura e para o gosto pelo livro através da presença dos pais na escola lendo, declamando ou dramatizando para eles.
A biblioteca deseja-lhes as boas vindas e um ano cheio de sucesso!
segunda-feira, 11 de setembro de 2017
sábado, 24 de junho de 2017
quarta-feira, 10 de maio de 2017
Pordata Kids
No dia 10 de Maio, a passada 4ª feira, os alunos de 4º ano tiveram oportunidade de explorar a cidade da Pordata Kids.
Esta cidade tem um manancial enorme de temas a explorar, para além de jogos e fichas para os professores usarem nas suas aulas.
Acompanhados pela Drª Teresa, os alunos aprenderam muitos factos sobre Portugal e alguns países europeus. E ficaram a saber que o município deles em 2015, Mafra, tinha 81.580 habitantes.
Um site muito interessante e cativante para os alunos pois aprendem explorando e brincando.
Aqui fica o site da cidade Pordata para explorares melhor. Clica na imagem:
Eis algumas fotos da atividade:
Esta cidade tem um manancial enorme de temas a explorar, para além de jogos e fichas para os professores usarem nas suas aulas.
Acompanhados pela Drª Teresa, os alunos aprenderam muitos factos sobre Portugal e alguns países europeus. E ficaram a saber que o município deles em 2015, Mafra, tinha 81.580 habitantes.
Um site muito interessante e cativante para os alunos pois aprendem explorando e brincando.
Aqui fica o site da cidade Pordata para explorares melhor. Clica na imagem:
Eis algumas fotos da atividade:
quarta-feira, 5 de abril de 2017
Vencedoras do Concurso "Se eu fosse um livro..."
Foram duas as vencedoras no Concurso "Se eu fosse um livro...". Ambas ganharam um Certificado de participação e um livro, " A história de Zeca Garro" e "O livro de Dar corda aos sapatos", de Filipe Lopes.
As vencedoras escreveram frases muito criativas:
terça-feira, 4 de abril de 2017
Concurso "Se eu fosse um livro..."
SE EU FOSSE UM LIVRO from very2much on Vimeo.
“Se eu fosse um livro, pediria a quem me encontrasse na rua para me levar para casa consigo.” É a primeira frase do livro e acompanha a ilustração que foi escolhida para capa. Mas lá dentro pode ainda ver-se um homem a caminhar e aperceber-se da presença daquele poderoso objecto sobre o banco de jardim. Será que vai levá-lo para casa? Seguem-se outras belas frases e metáforas visuais à volta dos desejos de um livro: “… havia de partilhar com os meus leitores os segredos mais antigos e secretos”, “… havia de querer ser, antes de mais nada, sempre lido e livre”, “… pedia às pessoas para não me usarem como ornamento de prateleiras”, “… havia de estar em todos os lugares onde fosse capaz de fazer alguém feliz”.
A imagem que aqui se reproduz é inspirada no seguinte desejo: “Se eu fosse um livro, gostava de tornar livre e indomável o leitor que me escolhesse.” Lindo. Mais uma vez, José Jorge Letria e André Letria (pai e filho) criam uma obra textual e visualmente poética, para a idade que se tiver. Só quem ama os livros, a leitura e a literatura pode fazer nascer um trabalho assim, rico enquanto objecto e enquanto lugar de múltiplos sentidos..."
O livro dos livros!
Quem, de entre os apaixonados pelos livros, nunca sentiu que o mundo se transforma à sua volta por influencia do que está a ler?
Se eu fosse um livro fala desse objecto mágico e cativante que pode mudar uma vida.
No âmbito da semana da leitura, baseado neste livro, nasceu o Concurso "Se eu fosse um livro...".
As páginas do livro foram expostas para os alunos lerem e se inspirarem e escreverem as suas próprias frases originais e criativas.
Das frases escritas pelos alunos foram escolhidas duas, as mais originais e criativas e que correspondem ao 1º Prémio e à Menção Honrosa.
1º Prémio:
"Se eu fosse um livro contava histórias até não poder mais e dormia descansada num mundo de encantar"
Margarida, 3º A
Menção Honrosa:
"Se eu fosse um livro cheirava a chocolate porque tinha histórias doces e interessantes"
Sofia, 3º E
Parabéns às premiadas e a todos os concorrentes !!
“Se eu fosse um livro, pediria a quem me encontrasse na rua para me levar para casa consigo.” É a primeira frase do livro e acompanha a ilustração que foi escolhida para capa. Mas lá dentro pode ainda ver-se um homem a caminhar e aperceber-se da presença daquele poderoso objecto sobre o banco de jardim. Será que vai levá-lo para casa? Seguem-se outras belas frases e metáforas visuais à volta dos desejos de um livro: “… havia de partilhar com os meus leitores os segredos mais antigos e secretos”, “… havia de querer ser, antes de mais nada, sempre lido e livre”, “… pedia às pessoas para não me usarem como ornamento de prateleiras”, “… havia de estar em todos os lugares onde fosse capaz de fazer alguém feliz”.
A imagem que aqui se reproduz é inspirada no seguinte desejo: “Se eu fosse um livro, gostava de tornar livre e indomável o leitor que me escolhesse.” Lindo. Mais uma vez, José Jorge Letria e André Letria (pai e filho) criam uma obra textual e visualmente poética, para a idade que se tiver. Só quem ama os livros, a leitura e a literatura pode fazer nascer um trabalho assim, rico enquanto objecto e enquanto lugar de múltiplos sentidos..."
O livro dos livros!
Quem, de entre os apaixonados pelos livros, nunca sentiu que o mundo se transforma à sua volta por influencia do que está a ler?
Se eu fosse um livro fala desse objecto mágico e cativante que pode mudar uma vida.
No âmbito da semana da leitura, baseado neste livro, nasceu o Concurso "Se eu fosse um livro...".
As páginas do livro foram expostas para os alunos lerem e se inspirarem e escreverem as suas próprias frases originais e criativas.
Das frases escritas pelos alunos foram escolhidas duas, as mais originais e criativas e que correspondem ao 1º Prémio e à Menção Honrosa.
1º Prémio:
"Se eu fosse um livro contava histórias até não poder mais e dormia descansada num mundo de encantar"
Margarida, 3º A
Menção Honrosa:
"Se eu fosse um livro cheirava a chocolate porque tinha histórias doces e interessantes"
Sofia, 3º E
Parabéns às premiadas e a todos os concorrentes !!
sexta-feira, 31 de março de 2017
Revista Visão Júnior - Concursos "Participa e Ganha"
No âmbito do projeto Participar é o que está a dar!, os alunos concorreram aos passatempos da revista Visão Júnior "Participa e Ganha" relativo ao mês de março.
Assim, participaram em dois dos concursos existentes, um de ilustração "Queres mini figuras da lego?" e um outro de poesia "Tudo sobre o cocó".
E não é que três dos nossos alunos ganharam o 1º prémio. Ora vejam:
Deixo o registo dos trabalhos vencedores:
O CoCó, é nosso amigo
Inês Pinto, 9 anos, 4º C
Assim, participaram em dois dos concursos existentes, um de ilustração "Queres mini figuras da lego?" e um outro de poesia "Tudo sobre o cocó".
E não é que três dos nossos alunos ganharam o 1º prémio. Ora vejam:
Deixo o registo dos trabalhos vencedores:
O CoCó, é nosso amigo
O cocó é de arrasar,
Sem ele não sobrevivia!
Há pessoas que quando o fazem começam a cantar,
Ele até dá alegria!
Ele dá vergonha aos adultos,
e os cavalos não ligam!
Mas atenção porque isto é só para cultos!
E quem não gosta de cocó, vá dar um passeio,
Porque está na hora de ir estudar Estudo do Meio!
Isto é o que eu acho sobre o cocó,
Que um dia há de dançar o trolaró!
Falar de Cocó
Cocó, diarreia
levam tudo à brincadeira.
O cocó só tem impurezas,
não tem nada de grandezas.
O Cocó pode ser castanho,
verde, branco ou amarelo,
Mas de qualquer das maneiras é sempre
estranho.
Seu cheiro não é agradável,
mas é muito notável.
Mas a diarreia é um problema,
oiçam bem o meu lema.
Dizem que falar de cocó é má educação.
À mesa até dizem que é um palavrão.
Mas, falar de cocó é uma grande tentação,
e às vezes uma grande animação.
André Arroja, 9 anos, 4º B
PARABÉNS!!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)







