sábado, 24 de junho de 2017
quarta-feira, 10 de maio de 2017
Pordata Kids
No dia 10 de Maio, a passada 4ª feira, os alunos de 4º ano tiveram oportunidade de explorar a cidade da Pordata Kids.
Esta cidade tem um manancial enorme de temas a explorar, para além de jogos e fichas para os professores usarem nas suas aulas.
Acompanhados pela Drª Teresa, os alunos aprenderam muitos factos sobre Portugal e alguns países europeus. E ficaram a saber que o município deles em 2015, Mafra, tinha 81.580 habitantes.
Um site muito interessante e cativante para os alunos pois aprendem explorando e brincando.
Aqui fica o site da cidade Pordata para explorares melhor. Clica na imagem:
Eis algumas fotos da atividade:
Esta cidade tem um manancial enorme de temas a explorar, para além de jogos e fichas para os professores usarem nas suas aulas.
Acompanhados pela Drª Teresa, os alunos aprenderam muitos factos sobre Portugal e alguns países europeus. E ficaram a saber que o município deles em 2015, Mafra, tinha 81.580 habitantes.
Um site muito interessante e cativante para os alunos pois aprendem explorando e brincando.
Aqui fica o site da cidade Pordata para explorares melhor. Clica na imagem:
Eis algumas fotos da atividade:
quarta-feira, 5 de abril de 2017
Vencedoras do Concurso "Se eu fosse um livro..."
Foram duas as vencedoras no Concurso "Se eu fosse um livro...". Ambas ganharam um Certificado de participação e um livro, " A história de Zeca Garro" e "O livro de Dar corda aos sapatos", de Filipe Lopes.
As vencedoras escreveram frases muito criativas:
terça-feira, 4 de abril de 2017
Concurso "Se eu fosse um livro..."
SE EU FOSSE UM LIVRO from very2much on Vimeo.
“Se eu fosse um livro, pediria a quem me encontrasse na rua para me levar para casa consigo.” É a primeira frase do livro e acompanha a ilustração que foi escolhida para capa. Mas lá dentro pode ainda ver-se um homem a caminhar e aperceber-se da presença daquele poderoso objecto sobre o banco de jardim. Será que vai levá-lo para casa? Seguem-se outras belas frases e metáforas visuais à volta dos desejos de um livro: “… havia de partilhar com os meus leitores os segredos mais antigos e secretos”, “… havia de querer ser, antes de mais nada, sempre lido e livre”, “… pedia às pessoas para não me usarem como ornamento de prateleiras”, “… havia de estar em todos os lugares onde fosse capaz de fazer alguém feliz”.
A imagem que aqui se reproduz é inspirada no seguinte desejo: “Se eu fosse um livro, gostava de tornar livre e indomável o leitor que me escolhesse.” Lindo. Mais uma vez, José Jorge Letria e André Letria (pai e filho) criam uma obra textual e visualmente poética, para a idade que se tiver. Só quem ama os livros, a leitura e a literatura pode fazer nascer um trabalho assim, rico enquanto objecto e enquanto lugar de múltiplos sentidos..."
O livro dos livros!
Quem, de entre os apaixonados pelos livros, nunca sentiu que o mundo se transforma à sua volta por influencia do que está a ler?
Se eu fosse um livro fala desse objecto mágico e cativante que pode mudar uma vida.
No âmbito da semana da leitura, baseado neste livro, nasceu o Concurso "Se eu fosse um livro...".
As páginas do livro foram expostas para os alunos lerem e se inspirarem e escreverem as suas próprias frases originais e criativas.
Das frases escritas pelos alunos foram escolhidas duas, as mais originais e criativas e que correspondem ao 1º Prémio e à Menção Honrosa.
1º Prémio:
"Se eu fosse um livro contava histórias até não poder mais e dormia descansada num mundo de encantar"
Margarida, 3º A
Menção Honrosa:
"Se eu fosse um livro cheirava a chocolate porque tinha histórias doces e interessantes"
Sofia, 3º E
Parabéns às premiadas e a todos os concorrentes !!
“Se eu fosse um livro, pediria a quem me encontrasse na rua para me levar para casa consigo.” É a primeira frase do livro e acompanha a ilustração que foi escolhida para capa. Mas lá dentro pode ainda ver-se um homem a caminhar e aperceber-se da presença daquele poderoso objecto sobre o banco de jardim. Será que vai levá-lo para casa? Seguem-se outras belas frases e metáforas visuais à volta dos desejos de um livro: “… havia de partilhar com os meus leitores os segredos mais antigos e secretos”, “… havia de querer ser, antes de mais nada, sempre lido e livre”, “… pedia às pessoas para não me usarem como ornamento de prateleiras”, “… havia de estar em todos os lugares onde fosse capaz de fazer alguém feliz”.
A imagem que aqui se reproduz é inspirada no seguinte desejo: “Se eu fosse um livro, gostava de tornar livre e indomável o leitor que me escolhesse.” Lindo. Mais uma vez, José Jorge Letria e André Letria (pai e filho) criam uma obra textual e visualmente poética, para a idade que se tiver. Só quem ama os livros, a leitura e a literatura pode fazer nascer um trabalho assim, rico enquanto objecto e enquanto lugar de múltiplos sentidos..."
O livro dos livros!
Quem, de entre os apaixonados pelos livros, nunca sentiu que o mundo se transforma à sua volta por influencia do que está a ler?
Se eu fosse um livro fala desse objecto mágico e cativante que pode mudar uma vida.
No âmbito da semana da leitura, baseado neste livro, nasceu o Concurso "Se eu fosse um livro...".
As páginas do livro foram expostas para os alunos lerem e se inspirarem e escreverem as suas próprias frases originais e criativas.
Das frases escritas pelos alunos foram escolhidas duas, as mais originais e criativas e que correspondem ao 1º Prémio e à Menção Honrosa.
1º Prémio:
"Se eu fosse um livro contava histórias até não poder mais e dormia descansada num mundo de encantar"
Margarida, 3º A
Menção Honrosa:
"Se eu fosse um livro cheirava a chocolate porque tinha histórias doces e interessantes"
Sofia, 3º E
Parabéns às premiadas e a todos os concorrentes !!
sexta-feira, 31 de março de 2017
Revista Visão Júnior - Concursos "Participa e Ganha"
No âmbito do projeto Participar é o que está a dar!, os alunos concorreram aos passatempos da revista Visão Júnior "Participa e Ganha" relativo ao mês de março.
Assim, participaram em dois dos concursos existentes, um de ilustração "Queres mini figuras da lego?" e um outro de poesia "Tudo sobre o cocó".
E não é que três dos nossos alunos ganharam o 1º prémio. Ora vejam:
Deixo o registo dos trabalhos vencedores:
O CoCó, é nosso amigo
Inês Pinto, 9 anos, 4º C
Assim, participaram em dois dos concursos existentes, um de ilustração "Queres mini figuras da lego?" e um outro de poesia "Tudo sobre o cocó".
E não é que três dos nossos alunos ganharam o 1º prémio. Ora vejam:
Deixo o registo dos trabalhos vencedores:
O CoCó, é nosso amigo
O cocó é de arrasar,
Sem ele não sobrevivia!
Há pessoas que quando o fazem começam a cantar,
Ele até dá alegria!
Ele dá vergonha aos adultos,
e os cavalos não ligam!
Mas atenção porque isto é só para cultos!
E quem não gosta de cocó, vá dar um passeio,
Porque está na hora de ir estudar Estudo do Meio!
Isto é o que eu acho sobre o cocó,
Que um dia há de dançar o trolaró!
Falar de Cocó
Cocó, diarreia
levam tudo à brincadeira.
O cocó só tem impurezas,
não tem nada de grandezas.
O Cocó pode ser castanho,
verde, branco ou amarelo,
Mas de qualquer das maneiras é sempre
estranho.
Seu cheiro não é agradável,
mas é muito notável.
Mas a diarreia é um problema,
oiçam bem o meu lema.
Dizem que falar de cocó é má educação.
À mesa até dizem que é um palavrão.
Mas, falar de cocó é uma grande tentação,
e às vezes uma grande animação.
André Arroja, 9 anos, 4º B
PARABÉNS!!!
segunda-feira, 27 de março de 2017
The Town Mouse and the Country Mouse
Decorreu desta atividade de leitura um trabalho criativo dos alunos, The Town Map, que está exposto na Biblioteca.
domingo, 26 de março de 2017
Semana da leitura - 1º Dia
As LETRAS, as PALAVRAS, as HISTÓRIAS, os LIVROS, os AUTORES e as ARTES estão de volta à Escola Básica Hélia Correia, nesta 11ª edição da SEMANA DA LEITURA, de 27 a 31 de março, onde O PRAZER DE LER é o tema dominante! Diariamente iremos publicar novas informações sobre todas as ATIVIDADES, EXPOSIÇÕES, CONCURSOS, LEITUR@S e muito mais! *****ESTEJAM ATENTOS*****
E porque amanhã é o Dia Mundial do Teatro, as turmas de 4º ano vão começar as atividades da Semana da Leitura com a peça "Serafim e Malacueco na corte do Rei Escama".
Deixo o vídeo promocional da peça para verem como vai ser divertido!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)





