sábado, 24 de junho de 2017

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Pordata Kids

No dia 10 de Maio, a passada 4ª feira, os alunos de 4º ano tiveram oportunidade de explorar a cidade da Pordata Kids.

Esta cidade tem um manancial enorme de temas a explorar, para além de jogos e fichas para os professores usarem nas suas aulas.

Acompanhados pela Drª Teresa, os alunos aprenderam muitos factos sobre Portugal e alguns países europeus. E ficaram a saber que o município deles em 2015, Mafra, tinha 81.580 habitantes.

Um site muito interessante e cativante para os alunos pois aprendem explorando e brincando.

Aqui fica o site da cidade Pordata para explorares melhor. Clica na imagem:

http://www.pordatakids.pt


Eis algumas fotos da atividade:












quarta-feira, 5 de abril de 2017

Vencedoras do Concurso "Se eu fosse um livro..."

Foram duas as vencedoras no Concurso "Se eu fosse um livro...". Ambas ganharam um Certificado de participação e um livro, " A história de Zeca Garro" e "O livro de Dar corda aos sapatos", de Filipe Lopes.

As vencedoras escreveram frases muito criativas:

1º Prémio:

"Se eu fosse um livro contava histórias até não poder mais e dormia descansada num mundo de encantar" 
                                                                                                                       Margarida, 3º A







Menção Honrosa:

"Se eu fosse um livro cheirava a chocolate porque tinha histórias doces e interessantes"
                                                 
                                                                                                                           Sofia, 3º E






Continuem a participar. PARABÉNS!!!

terça-feira, 4 de abril de 2017

Concurso "Se eu fosse um livro..."

SE EU FOSSE UM LIVRO from very2much on Vimeo.



“Se eu fosse um livro, pediria a quem me encontrasse na rua para me levar para casa consigo.” É a primeira frase do livro e acompanha a ilustração que foi escolhida para capa. Mas lá dentro pode ainda ver-se um homem a caminhar e aperceber-se da presença daquele poderoso objecto sobre o banco de jardim. Será que vai levá-lo para casa? Seguem-se outras belas frases e metáforas visuais à volta dos desejos de um livro: “… havia de partilhar com os meus leitores os segredos mais antigos e secretos”, “… havia de querer ser, antes de mais nada, sempre lido e livre”, “… pedia às pessoas para não me usarem como ornamento de prateleiras”, “… havia de estar em todos os lugares onde fosse capaz de fazer alguém feliz”. 
A imagem que aqui se reproduz é inspirada no seguinte desejo: “Se eu fosse um livro, gostava de tornar livre e indomável o leitor que me escolhesse.” Lindo. Mais uma vez, José Jorge Letria e André Letria (pai e filho) criam uma obra textual e visualmente poética, para a idade que se tiver. Só quem ama os livros, a leitura e a literatura pode fazer nascer um trabalho assim, rico enquanto objecto e enquanto lugar de múltiplos sentidos..."

O livro dos livros!
Quem, de entre os apaixonados pelos livros, nunca sentiu que o mundo se transforma à sua volta por influencia do que está a ler?
Se eu fosse um livro fala desse objecto mágico e cativante que pode mudar uma vida.

No âmbito da semana da leitura, baseado neste livro, nasceu o Concurso "Se eu fosse um livro...".
As páginas do livro foram expostas para os alunos lerem e se inspirarem e escreverem as suas próprias frases originais e criativas.












Das frases escritas pelos alunos foram escolhidas duas, as mais originais e criativas e que correspondem ao 1º Prémio e à Menção Honrosa.

1º Prémio:

"Se eu fosse um livro contava histórias até não poder mais e dormia descansada num mundo de encantar" 
                                                                                                Margarida, 3º A

Menção Honrosa:

"Se eu fosse um livro cheirava a chocolate porque tinha histórias doces e interessantes"
                                                 
                                                                                                   Sofia, 3º E


Parabéns às premiadas e a todos os concorrentes !!

sexta-feira, 31 de março de 2017

Revista Visão Júnior - Concursos "Participa e Ganha"

No âmbito do projeto Participar é o que está a dar!, os alunos concorreram aos passatempos da revista Visão Júnior "Participa e Ganha" relativo ao mês de março.

Assim, participaram em dois dos concursos existentes, um de ilustração "Queres mini figuras da lego?" e um outro de poesia "Tudo sobre o cocó".




E não é que três dos nossos alunos ganharam o 1º prémio. Ora vejam:




Deixo o registo dos trabalhos vencedores:


O CoCó, é nosso amigo

               O cocó é de arrasar,
            Sem ele não sobrevivia!
            Há pessoas que quando o fazem começam a cantar,
            Ele até dá alegria!

            Ele dá vergonha aos adultos,      
            e os cavalos não ligam!
            Mas atenção porque isto é só para cultos!
            E quem não gosta de cocó, vá dar um passeio,
            Porque está na hora de ir estudar Estudo do Meio!

            Isto é o que eu acho sobre o cocó,
            Que um dia há de dançar o trolaró!

            
                                                                                                            Inês Pinto, 9 anos, 4º C




Falar de Cocó

Cocó, diarreia
levam tudo à brincadeira.
O cocó só tem impurezas,
não tem nada de grandezas.

O Cocó pode ser castanho,
verde, branco ou amarelo,
Mas de qualquer das maneiras é sempre estranho.

Seu cheiro não é agradável,
mas é muito notável.
Mas a diarreia é um problema,
oiçam bem o meu lema.

Dizem que falar de cocó é má educação.
À mesa até dizem que é um palavrão.
Mas, falar de cocó é uma grande tentação,
e às vezes uma grande animação.



                                                                                                                   Jacinta Rodrigues, 10 anos, 4º B



André Arroja, 9 anos, 4º B
PARABÉNS!!!

segunda-feira, 27 de março de 2017

The Town Mouse and the Country Mouse



No âmbito da Semana da Leitura e, em parceria com a biblioteca, a professora Susana Duarte de Inglês, explorou o livro "The Town Mouse and the Country Mouse" ("O rato da cidade e o rato do campo") no sentido de celebrar a leitura.

Decorreu desta atividade de leitura um trabalho criativo dos alunos, The Town Map, que está exposto na Biblioteca.










domingo, 26 de março de 2017

Semana da leitura - 1º Dia


As LETRAS, as PALAVRAS, as HISTÓRIAS, os LIVROS, os AUTORES e as ARTES estão de volta à Escola Básica Hélia Correia, nesta 11ª edição da SEMANA DA LEITURA, de 27 a 31 de março, onde O PRAZER DE LER é o tema dominante! Diariamente iremos publicar novas informações sobre todas as ATIVIDADES, EXPOSIÇÕES, CONCURSOS, LEITUR@S e muito mais! *****ESTEJAM ATENTOS*****
E porque amanhã é o Dia Mundial do Teatro, as turmas de 4º ano vão começar as atividades da Semana da Leitura com a peça "Serafim e Malacueco na corte do Rei Escama"
Deixo o vídeo promocional da peça para verem como vai ser divertido!!