quarta-feira, 16 de março de 2016

Grafitexto: Lançamento do livro "Os Pequenos Grandes Escritores"


Na sequência dos ateliers de escrita criativa com os escritores José Carlos Completo e Mónica Cortesão, os alunos iniciaram o seu processo de escrita que culminou num livro editado pela Grafitexto - "Os Pequenos Grandes Escritores - Elos de Leitura".




Hoje, pelas 11horas e 30 minutos,  realizou-se no auditório da Escola Secundária José Saramago o lançamento do livro com a presença de professores, encarregados de educação e alunos.

PARABÉNS aos nossos pequenos grandes escritores das turmas 2ºE/4º, 3ºD, 3ºE, 4ºA, 4ºB, 4ºC e 4ºD!!

A biblioteca escolar agradece a todos que participaram neste projeto.






Deixo o filme do momento:


segunda-feira, 14 de março de 2016

Elos de leitura

Durante toda a semana foram realizadas várias atividades de promoção da leitura criando momentos de reflexão em torno de questões como a diferença, a multiculturalidade e a compreensão e entendimento da heterogeneidade da Humanidade.

Selecionámos livros como:

"Meninos de todas as Cores" de Luísa Ducla Soares - livro contra o racismo e a segregação;

"O livro negro das cores" de Rosana Faria - que nos convidando a refletir sobre como será aquilo que nos rodeia para quem não vê, esta grande obra obriga-nos a reformular o mundo através dos seus cheiros, sabores, texturas, sons; a recriar, de forma imaginativa, as coisas que nos envolvem. As ilustrações em alto relevo e o texto em braille, permitem experimentar as texturas e jogar com as descrições poéticas das cores;

"O meu vizinho é um cão" de Isabel Minhós Martins - Esta é uma história sobre vizinhos e relações de vizinhança. Sobre expetativas e preconceitos. Sobre a imagem que temos de nós próprios e sobre a descoberta do outro. Sobre as pequenas e grandes diferenças que nos separam e sobre o modo como nos podemos abrir ou não ao mundo. Sobre o mundo como um lugar em transformação: global, complexo, rico e, por vezes, de difícil gestão. Sobre territórios e fronteiras, sobre espaços e identidades. Sobre esta aventura que é vivermos paredes meias com outras pessoas... sobre vizinhos, portanto.

domingo, 6 de março de 2016

Concurso da Semana da Leitura 2016


CURTES DESENHAR?


Que tal comemorar a Semana da Leitura desenhando?

Faz um desenho, ilustração, colagem e/ou montagem, e usa a imaginação para ajudar a promover o gosto pelo livro e pela leitura.

O tema é: A importância da leitura em imagens.

Para participares basta fazeres um desenho tendo como referência esta questão. Analisa bem as ilustrações que acompanham este Concurso para te inspirares.

É permitido o uso de imagens criadas no computador, bem como qualquer material de pintura. Faz a tua ilustração numa folha A4 e escreve  uma legenda que responda à questão acima. Entrega-a na Biblioteca até ao dia 18 de março.

Se o teu desenho se enquadrar nos critérios do Regulamento, receberás um fantástico prémio.


Faz um trabalho bem original e PARTICIPA!

     A leitura contagia, Adolfo Serra



                          Quantas coisas há na leitura! - Ilustração de Grace Helmer    




     Colheita literária - Ilustração de Chris O´Leary    


CONCORRE E GANHA UM FANTÁSTICO PRÉMIO!!
Consulta aqui o REGULAMENTO do Concurso.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Semana da Leitura 2016

Na 10ª edição da Semana da Leitura, o Plano Nacional de Leitura convida as escolas a celebrar a leitura, o prazer de ler e a criarem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS de Leitura.

Assim, entre 14 e 18 de março sugere-se que, a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos. A leitura suporta e ilustra a diferençao pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais, unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.