quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Mês Internacional da Biblioteca Escolar - outubro 2015





Em Outubro, assinalamos o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano, subordinado, ao tema “A biblioteca escolar é super!” (O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL)).
Pretende-se, desta forma, lembrar o papel fundamental que ocupam, em todas as Escolas, as suas Bibliotecas, como importantes Centros de Recursos e do trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.


Assim, destaca-se algumas das atividades que marcarão esta efeméride na  nossa Biblioteca:

- Leituras & Arte;
- Formação de utilizadores do 1º ao 4º Ano
- Bibliopaper;
- Participar é o que está a dar! - Concursos mensais;
- Bibliolivro: A Biblioteca é...; 
- Exposições, montras com livros;
- Recrutamento de Monitores da Biblioteca;
- Vamos assinalar... (dia mundial da alimentação, dia internacional das Bibliotecas Escolares e Halloween).

Há desafios para todos os gostos. Participa!
Bom mês... boas leituras!



terça-feira, 29 de setembro de 2015

Vamos assinalar...Dia Mundial do Coração

A biblioteca assinalou este dia com a largada de balões com mensagens escritas pelos alunos sobre o coração.

Esperamos que alguém encontre os nossos balões e responda às nossas mensagens.

Também a professora de Educação Especial expôs num coração gigante todos os coraçõezinhos de origami elaborados pelos alunos da escola.

Tenham um ótimo dia do coração!!!

As fotos:








terça-feira, 22 de setembro de 2015

À Roda dos livros - "Um Lobo Culto"


 

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Contudo, ser aceite num círculo tão exclusivo não é coisa fácil. Os animais da quinta impõem-lhe um desafio atrás de outro e o lobo esquece a fome, enquanto anda da escola para a biblioteca e desta para a livraria. Pascal Biet criou quatro personagens encantadoras e um nostálgico cenário campestre, com muitos pormenores que as crianças e os adultos podem observar enquanto lêem a história.


 Para dar as boas vindas aos meninos e meninas do 1º ano, a biblioteca escolheu dinamizar o livro "Um Lobo  Culto", de Becky Bloom. 
Todos gostaram de ouvir a história do lobo e tal como ele querem tornar-se nos melhores alunos da aula.

Após a audição da história aprenderam a fazer as vogais usando o dedo como pincel e, depois, o corpo.
                                          E


                                             I
                                               i
                                               O

sábado, 19 de setembro de 2015

Receção aos novos alunos

A biblioteca recebeu os novos alunos da escola, que acompanhados dos pais nos visitaram para conhecerem o nosso espaço.




segunda-feira, 16 de março de 2015

Um dia com ... Sérgio Luís de Carvalho

Neste dia esteve connosco o escritor Sérgio Luís de Carvalho, que veio apresentar os seus livros sobre história de Portugal. As turmas de 3º e 4º ano fizeram trabalhos muito bons e interessantes para apresentar ao escritor. 

 

AS FOTOS:

OS TRABALHOS DOS ALUNOS:

sábado, 28 de fevereiro de 2015

As turmas de 2º Ano veem nos dias 2 e 3 de março à biblioteca escolar para participar nas atividades de exploração do livro "Bichos, Bichinhos e Bicharocos" de Sidónio Muralha.