Mostrar mensagens com a etiqueta ano letivo 2017-2018. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ano letivo 2017-2018. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Miúdos a Votos


De que livro mais gostaste até hoje?  Até 22 de janeiro participa, tu e a tua escola, na segunda edição de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?»

Ler é muito mais divertido do que possa parecer! Sobretudo, quando tentamos convencer os outros de que aquela história que nos tocou fundo é mesmo... uma história muito especial!
Com «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares que se realiza este ano pela segunda vez, vais ter a oportunidade de convencer os outros sobre as qualidades do teu livro preferido... como se fosses um político!
Vem à biblioteca e candidata o livro que mais gostaste até hoje e não te esqueças que o prazo é 22 de janeiro.

Cartazes:


sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Livros Doados

Hoje, dia 5 de janeiro de 2018, foi dia da atividade "Leitura em vai e vem" para algumas turmas de 1º Ano. E surpresa das surpresas a Biblioteca recebeu uma prenda de 3 livros doados pelo aluno Noa e sua família.

A Biblioteca AGRADECE a doação!!




Os livros doados foram:

"Livro das Grandes Máquinas e de algumas pequenas também..."
Livro com páginas desdobráveis para descobrires algumas das maiores e mais potentes máquinas - desde gigantes escavadoras e tratores monstruosos a superjumbos e barcos enormes.


"O Flautista de Hamelin"
O mundo dos contos clássicos constitui um tesouro da imaginação e sabedoria. 



"Vamos dormir!"
A Coleção Aprender e Brincar é uma coleção destianada a que pais e filhos partilhem o seu tempo, dúvidas e preocupações. A história é uma boa oportunidade para aprenderem a comunicar e a entender-se, ao mesmo tempo que se divertem e abordam pequenos problemas.


quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Concurso de Postais de Natal - Resultado

Os postais concorrentes ao Concurso de Postais de Natal estiveram expostos na Biblioteca e eis que chegou a altura de escolher os premiados.
Podem admirar aqui os trabalhos dos nossos alunos:





Os Premiados foram os seguintes:

1º Prémio: Alice do 3º A
2º Prémio: ex aequo para Inês e Vicente do 4ºB
3º Prémio: Tiago do 4º B

Os seus trabalhos:

 1º PRÉMIO
2º PRÉMIO

2º PRÉMIO

 3º PRÉMIO


Parabéns aos premiados!!

sábado, 16 de dezembro de 2017

5 Dias de Feira do livro dezembro 2017

Durante a semana que decorreu a Feira do Livro muitos foram os visitantes, desde alunos, professores, funcionários e pais e famílias.

 Agradecemos a todos os participantes a oportunidade de renovar e atualizar o fundo documental da Biblioteca.


 Vejam o vídeo:


sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Natal na BE


A nossa Biblioteca ficou linda com todos os enfeites natalícios e desenhos que os alunos realizaram.


Ora vejam as fotos:




sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Concurso de Postais de Natal



Para assinalar a época de Natal organizámos um concurso de postais de Natal.

Vem à Biblioteca para leres o Regulamento do Concurso.

Participa e não percas prémios fantásticos!!







segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Comemoração do Dia Universal dos Direitos das Crianças

No dia 20 de novembro, Dia Universal dos Direitos das Crianças as turmas do 4º A e 4º D vieram à biblioteca participar numa sessão sobre os Direitos das Crianças.

Estas sessões apelidaram-se "Direitos, Desejos e Necessidades" e tiveram como principais objetivos:
  • Conhecer os Direitos da Criança;
  • Reconhecer a relação entre Necessidades e Direitos;
  • Compreender a relevância dos Direitos Humanos na vida quotidiana;
  • Reconhecer que nem todas as crianças têm os seus Direitos respeitados.

Sentados em roda e com cartões no meio, os alunos refletiram e decidiram quais eram direitos e quais eram necessidades. Como exemplicam as fotos abaixo foram elaborados trabalhos com esses cartões. Após a elaboração desses trabalhos iniciou-se um debate a partir de algumas questões:
- Será que todas as crianças têm os seus Direitos respeitados?
- O que se poderia fazer para que todos os Direitos fossem respeitados em todo o mundo?
- Todas as crianças necessitam de ver as Necessidades garantidas?, entre outras.

Os trabalhos realizados:








sábado, 18 de novembro de 2017

Dia Universal dos Direitos da Criança

O Dia Internacional dos Direitos das Crianças é comemorado todos os anos a 20 de novembro.

Qual a origem desta data?

Foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados. 

A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo juridíco para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e proteção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.
 O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.

Conhece os teus direitos:

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Bibliomontra: Direitos Universais das Crianças


Exposição, no redondo da escola, dos Direitos Universais das Crianças para toda a comunidade conhecer e relembrar a importância de cumprir e respeitar esses mesmos direitos tão cruciais.


quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Concurso: "Conta-nos uma história"




O Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e com a Rádio ZigZag, lança a 9.ª edição do concurso "Conta-nos uma história!".

Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.


O ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens dos alunos destes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores quer nas atividades de carácter mais lúdico.

introdução da língua inglesa no currículo do 1.º CEB, nos 3.º e 4.º anos, justificou o alargamento deste concurso à língua inglesa e nestes anos de ensino. Esta nova categoria, introduzida em 2016/2017, tem como título: “Once Upon a Time...”.

As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Em todos os casos, devem conter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos. 


           

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

À Roda dos Livros: "Estranhões e Bizarrocos"



No âmbito da atividade À Roda dos Livros foi trabalhado o livro de José Eduardo Agualusa, "Estranhões e Bizarrocos", um livro recomendado para o 2º Ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.  A história lida deste livro tão inventivo foi "Estranhões e Bizarrocos e outros seres sem exemplo", onde Jácome, um inventor de coisas impossíveis, inventa todo o tipo de seres: formigas mecânicas, pássaros a vapor, sapatos voadores, aparelhos de produzir espirros, estranhões, bizarrocos e outros seres sem exemplo.

Após audição da história, os alunos foram desafiados a elaborarem bizarrocos com a ajuda da sua família. Serão premiados os mais originais e criativos e uma de cada turma. Os alunos têm até dia 12 de janeiro para entregar os seus bizarrocos, data a partir da qual será realizada a exposição de todos.

Espere notícias...


sexta-feira, 10 de novembro de 2017

À roda dos livros: "Sábios como Camelos"

Após assistirem ao teatro dos Atrapalharte, os alunos de 1º e 2º Ano ouviram a história "Sábios como Camelos", do livro de José Eduardo Agualusa "Estranhões e Bizarrocos".



Os alunos de 1º ano elaboraram ilustrações e os de 2º ano realizaram várias atividades que podem consultar aqui.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Teatro: "3 Abóboras e 400 Camelos"

Conforme prometido aqui estão as fotos/filme da peça de teatro apresentada pelos fantásticos AtrapalhArte, que decorreu nos dias 6 e 7 de novembro.

"3 Abóboras e 400 Camelos"

Texto Original: António Torrado | José Eduardo Agualusa

Encenação: AtrapalhArte

Interpretação: Paulo Ribeiro, Guilherme de Bastos Lima e Tânia Catarino

 
O Filme:





sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Monitores da Biblioteca


Com o projeto "Monitores da Biblioteca" pretende-se iniciar os alunos no conhecimento do espaço de biblioteca, os seus recursos e modo de organização, assim como a utilização autónoma dos serviços que a BE oferece a partir de uma proposta que os envolve nas tarefas da biblioteca e da resolução de um conjunto de provas. 

O Monitor da Biblioteca Escolar é um aluno que vai aprender a organizar e gerir um espaço público, sabendo como se organizam e arrumam os livros, filmes e CD’s que constituem o fundo da Biblioteca. Vai conhecer profundamente as regras de funcionamento da Biblioteca e vai ajudar os seus colegas a conhecê-las e cumpri-las. É, pois, um exemplo a seguir para os outros alunos.


Numa perspetiva de educação para a cidadania, o monitor da Biblioteca Escolar é um aluno que vai desenvolver o seu sentido de responsabilidade, a criatividade, o sentido crítico e o espírito de entreajuda, pois fará parte de uma equipa constituída por alunos e professores.

Este projeto tem como destinatários os alunos de 3º e 4º ano de escolaridade.



Abrimos desde já as INSCRIÇÕES para MONITORES DA BE até ao final do mês de setembro.







terça-feira, 12 de setembro de 2017

Receção aos pais e novos alunos

 

 No dia 12 de setembro a biblioteca recebeu os pais e os novos alunos, que vieram conhecer a escola, os seus professores titulares e a biblioteca. Os pais ficaram a conhecer o espaço e as atividades que os seus filhos podem aqui fazer. Foi feito, desde logo, o convite aos pais para participarem em algumas atividades da biblioteca, sobretudo na iniciativa "Leitura em vai e vem", que visa incentivar os alunos para a leitura e para o gosto pelo livro através da presença dos pais na escola lendo, declamando ou dramatizando para eles.


 A biblioteca deseja-lhes as boas vindas e um ano cheio de sucesso!