Mostrar mensagens com a etiqueta ano letivo 2017-2018. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ano letivo 2017-2018. Mostrar todas as mensagens

sábado, 23 de junho de 2018

Monitores da BE

À semelhança dos outros anos letivos, impulsionou-se a atividade Monitores da BE, que visa melhorar as competências dos alunos de 3º e 4º Ano, no que concerne à utilização da biblioteca escolar e, intrinsecamente, orientar os colegas mais novos para as regras e uso correto do espaço, materiais e equipamento. 
Esta atividade é genuinamente aceite com muita satisfação pelos alunos e a biblioteca este ano contou com 51 monitores conforme indica o gráfico abaixo:


Obrigada a todos pela vossa disponibilidade e vontade de ajudar a Biblioteca.

    Boas férias!!


sexta-feira, 22 de junho de 2018

Monitores da BE: apresentação de 2 blogs

Dois dos grupos de monitores da BE estavam encarregues de desenvolver atividades que interessassem aos seus colegas.

Logo, pensaram em criar dois blogues:


    

http://animaisemperigo2017.blogspot.com

  • Este blog visa o estudo e pesquisa de animais e plantas em vias de extinção. Foi criado por um grupo de monitores que acreditam que a humanidade pode fazer muito mais por estes animais e plantas em perigo e que esta problemática precisa muito de ser divulgada. 
  • Era atualizado por este grupo, mas o trabalho de pesquisa e as ideias eram também dadas pelos outros seus pares.




                                                          http://clubedeleituracm.blogspot.com

  • Este Blog foi criado por duas monitoras que gostam muito de ler e, por isso, tiveram esta ideia que concretizaram começando por sugerir aos colegas que comentassem o livro escrito por uma das turmas de 4º ano.
  • O blog está atualizado, mas pouco desenvolvido, dado que apenas foi criado em maio.


Se quiserem conhecer melhor, basta clicar em cada uma das imagens.




quinta-feira, 21 de junho de 2018

Plasticologia marinha: Descarta-te dos descartáveis



O Oceano é o mais importante recurso natural e é também um dos mais afetados pela ação humana. O crescimento da população humana, a pressão das zonas costeiras, as alterações climáticas, a exploração não sustentável dos recursos marinhos e a poluição são as principais ameaças ao Oceano.

Dada a importância desta temática, mais um ano explorámos o tema. Desta feita, resolvemos refletir sobre o facto de o plástico estar a invadir as nossas vidas e estar presente em tudo o que fazemos.

Alguns usam o plástico de modo sustentável, mas outros e muitos usam-no por apenas alguns minutos. Desafiámos então os alunos que usam plástico em todas as suas atividades (canetas, réguas, lanches, garrafas de água, pacotes de leite, palhinhas, ...) a distingui-los entre descartáveis e não descartáveis e descobrir como podem alterar os seus comportamentos diários na escola para reduzir o consumo do plástico descartável.


Assim, os objetivos das sessões foram:

  • Identificar o impacto dos plásticos no meio marinho;
  • Diferenciar os tempos de degradação dos diversos resíduos;
  • Refletir sobre os comportamentos diários da comunidade escolar;
  • Reduzir o uso de plásticos descartáveis. 


Foram apresentados 2 filmes sobre a problemática do plástico; feito um cartaz sobre plástico descartável e não descartável com os materiais de plástico que os alunos usam na sala de aula; debatido este problema e concluir que plásticos descartáveis podemos deixar de usar e como podem ser substituídos; e, por fim, analisámos os lanches que os alunos levaram para verificar e contrariar o uso do plástico não descartável.

As turmas ficaram de refletir mais sobre esta grande problemática em casa com as famílias, de modo a começarem a trazer lanches que fazem uso do plástico de uma maneira mais sustentável.

terça-feira, 19 de junho de 2018

Olha Quem Lê!



Mais uma vez veio uma mãe à escola para participar nesta nossa atividade, que aproxima os pais, filhos e professores.

As fotos:







sexta-feira, 15 de junho de 2018

aLer+ com +Saúde: Saúde Oral



Os meninos do 1º Ano assistiram a sessões relacionadas com a Saúde Oral. O objetivo destas sessões era levar os alunos a perceber melhor a importância da lavagem dos dentes para não criarem cáries.

Aprenderam:

  • A importância da lavagem dos dentes e como fazê-lo;
  • Novo vocabulário relacionado com a temática ( Ficha 1);
  • Pintar tendo em atenção os contornos (Ficha 2);
  • A elaborar um gráfico a partir da pintura da sua própria escova de dentes (Ficha 3).

Começamos por ouvir o audioconto "O Dente Branquinho e a Escova Rabina", que podemos encontrar aqui. Após a audição, aprenderam novas palavras (Ficha 1), preenchendo na ficha as vogais em falta nas palavras relacionadas com higiene oral; seguida de uma atividade lúdica com uma parte pedagógica (ficha 2), onde os alunos podem colorir o dente livremente, mas têm de pintar a escova com a cor real da que utilizam em casa. Depois, no quadro apresentado (Ficha 3) fazem uma cruz por baixo da cor da escova correspondente a cada aluno e, a partir daí fez-se o gráfico.


 
                     


Por fim, foi reiterada a importância da escovagem dos dentes com o poster retirado do site da Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares (SOBE):




quarta-feira, 6 de junho de 2018

Um dia com... António Fontinha



Alto, magro e de nariz pontiagudo, comunicativo e muito expressivo, António Fontinha, o narrador de histórias que baseia o seu reportório nos contos tradicionais portugueses, não pára de viajar pelo país. "Descobri que o acto de contar histórias é mais sério do que pensava e que é uma coisa importante para as gerações futuras. É um espaço de encontro entre diferentes gerações e diferentes culturas", anota o contador. 

António Fontinha esteve entre nós e tivemos o privilégio de o ouvir contar histórias de um modo excecional.


terça-feira, 5 de junho de 2018

Olha Quem Lê!




Mais uma visita de uma mãe que veio ler "Os Ovos Misteriosos" e, após a leitura, a turma elaborou marcadores de livros.

As evidências:



                               


É Tudo Verdade!


Desta feita e solicitado pela professora titular da turma foi explorado o livro "É Tudo Verdade", de Nele Moost da Minutos de leitura.




É um livro interessante para explorar a temática da mentira através da história do pequeno corvo.

Aqui deixamos um pequeno resumo:
  • É verdade, nunca se deve mentir - e o Pequeno Corvo deveria saber isso muito bem. 
    O Pequeno Corvo, o Javali, o Texugo e o Urso vão passar umas férias à quinta da Avó Javali. O que ela não sabe é que os quatro decidiram trazer em segredo TODOS os seus amigos! E agora estão metidos num grande sarilho e são obrigados a contar «pequenas» mentiras... 
    Como conseguirão escondê-los, alimentá-los e encontrar um sítio para todos dormirem? 
    Quando se mente quase nada corre de acordo com o planeado... 


sexta-feira, 1 de junho de 2018

Miúdos a Votos: Quais Os Livros Mais Fixes?




Ficámos a conhecer ontem na Feira do Livro de Lisboa quais os vencedores da iniciativa «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?».

Os alunos do 1.º ciclo elegeram o «O Tubarão na Banheira», de David Machado, como o livro mais fixe, com 7,9% dos votos; em segundo lugar ficou «O Bando das Cavernas - Na maior há 10 mil anos», de Nuno Caravela (7,8% dos votos); e «O Principezinho» de Antoine de Saint-Exupéry, foi o terceiro candidato eleito (7,8% dos votos), acabando assim destronado do 1º lugar conseguido na votação de 2017.


sexta-feira, 25 de maio de 2018

Olha Quem Lê!





Desta feita, recebemos duas mães que vieram ler poemas para que os alunos "descobrissem" as rimas.
Para além dessa linda atividade, também conhecemos um livro do 1º ano das escolas da Roménia que todos acharam muito interessante.


             






segunda-feira, 21 de maio de 2018

Teatrices: "3 Abóboras e 400 Camelos" com os AtrapalhArte


Esteve mais uma vez connosco e desta vez no Jardim Infantil do Quinta a Companhia de teatro infantil - os AtrapalhArte - para apresentar a peça "3 abóboras e 400 camelos".


Sempre educativos e divertidos Os AtrapalhArte fizeram sucesso entre miúdos e graúdos do Jardim Infantil do Quintal como evidencia o vídeo:



quarta-feira, 9 de maio de 2018

Livro do 4º A - "Os Superpoderes das Plantas para a nossa Saúde"

Os alunos do 4º A acabaram de cumprir um dos seus sonhos: ESCREVER UM LIVRO.

No âmbito do projeto da Câmara "Empreender Criança - Ateliers do Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar" os alunos do 4º A pesquisaram com os seus familiares sobre plantas que podemos usar em sopas, saladas, acompanhamentos e outros fins. E escreveu o livro "Os Superpoderes das Plantas para a nossa Saúde".

Um livro muito útil e interessante que nos ajuda a saber mais sobre plantas, chás e infusões.

Este livro está à venda na Biblioteca Escolar pelo custo de apenas 5,00€.


segunda-feira, 16 de abril de 2018

12.ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - Fase Intermunicipal





Nesta altura estamos a cumprir a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura que envolve, de forma decisiva, as Bibliotecas Escolares e as Bibliotecas Públicas.

Nesta fase, para as provas escrita e oral foi escolhido para os alunos do 1º Ciclo o livro de Maria Teresa Maia Gonzalez " O CASTELO DOS LIVROS".




Nesta fase participou um aluno do 4º A da Escola Básica de S. Miguel de Alcainça que teve um desempenho excelente e que por "uma unha negra" não passou à fase Nacional do Concurso.

Muitos parabéns!!

sábado, 24 de março de 2018

Teatro: O H perdeu a perna e Corre, corre cabacinha

Numa parceria da biblioteca com a Professora Dulce Costa, professora da oferta de escola de Expressões foram apresentadas duas peças de teatro por meninos do 2º Ano às turmas de 1º Ano.

As peças foram trabalhadas a partir de dois livros selecionados:

O H perdeu a perna, de Ana Vicente                                        Corre, corre cabacinha, de Alice Vieira









Estão todos de PARABÉNS!!