Mostrar mensagens com a etiqueta Vamos assinalar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vamos assinalar. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 21 de março de 2018

Vamos assinalar... O Dia Mundial da Árvore



O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.
Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.
O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
 As florestas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

Os alunos do 3º / 4º D vieram à Biblioteca celebrar este dias e conhecer mais sobre as árvores através do livro:

A Árvore, aprender é divertido

Após a exploração do livro, fizemos um trabalho de expressões com frases sobre as árvores evidenciado nas fotografias:





sábado, 13 de fevereiro de 2016

Segurança online



Pensa bem antes de publicares!!

Fica com um vídeo muito engraçado sobre uma história muito conhecida… mas de uns tempos mais atuais!   ;)


<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KGr_KFiCX4s?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KGr_KFiCX4s?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></ifram

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

9 de fevereiro - Dia da Internet mais segura

O dia 9 de fevereiro foi designado como o Dia da Internet Mais Segura. O objetivo deste dia parte da necessidade de todos, pais e professores agirem como primeiros agentes da prevenção em relação ao correto uso das novas tecnologias. O papel da família é muito importante e os pais têm a responsabilidade de informar os seus filhos dos riscos envolvidos, tornando-os mais conscientes dos riscos e dos procedimentos mais seguros a adotar quando utilizam as redes sociais e a internet. Os pais devem também comunicar regularmente com os seus filhos para mais facilmente identificarem eventuais problemas.

Deixo o vídeo "Navegação segura na Internet para toda a família" um recurso com conselhos que promovem a utilização segura da Internet.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Vamos assinalar... Jogos SeguraNet


Desde 2004, este projeto tem como missão promover, na comunidade educativa, a navegação segura, crítica e esclarecida da Internet e dos dispositivos móveis na comunidade educativa.
No site SeguraNET podes encontrar muitos recursos educativos digitais, informações e atividades.

Clica nas imagens/ligação abaixo para acederes aos JOGOS SEGURANET para ti e para os teus pais.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Fevereiro - Mês da Internet Segura

Fevereiro, o Mês da Internet Segura, assume-se como o mês perfeito para introduzir ou reforçar os temas da segurança digital entre alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e pais. Assim, todas as escolas são convidadas a promover e dinamizar iniciativas neste âmbito. 
 Neste sentido, aconselhamos-te  a visitar o site da biblioteca porque em breve irão aparecer várias atividades sobre a utilização segura da Internet.

sábado, 12 de dezembro de 2015

Vamos assinalar o Natal

Natal

Sinopse

A oficina do senhor Saraiva era um mundo mágico para as crianças da praceta. Aquela garagem sempre repleta de coisas velhas, que não serviam para nada, ganhavam vida nas mãos artísticas do senhor Saraiva.

"O que ele tem é a garagem atafulhada de lixo", troçavam entre si os pais dos meninos da praceta… Sob o lema NEM TUDO O QUE É LIXO É LIXO, vamos viver uma história mágica com magnificas ilustrações de Júlio Vanzeler.

 

Para assinalar o Natal escolhemos esta história de Ana Gusmão que ensina aos alunos o que é reciclar e ao mesmo tempo trabalhámos no âmbito do projeto Eco-escolas.

A história foi lida aos alunos do 1º e do 2º ano, que no após leitura estiveram na biblioteca a transformar revistas antigas para construirmos uma árvore de Natal.

 

 

 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

A biblioteca escolar é ...

Para assinalar o dia da biblioteca escolar foi criado na página do facebook da escola o evento "A biblioteca escolar é..." com base no tema escolhido pela Rede de Bibliotecas Escolares "A Biblioteca Escolar é SUPER". Aqui ficam mais alguns comentários feitos por professores, encarregados de educação e outros amigos da escola.

sábado, 17 de outubro de 2015

20 Dicas de Alimentação Saudável

A biblioteca escolar dinamizou a atividade "20 Dicas de Alimentação Saudável" e envolveu todas as turmas da escola. Cada uma escreveu e ilustrou o seu conselho sobre hábitos saudáveis de alimentação.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Vamos assinalar... Dia Mundial da Alimentação



Assinalámos este dia começando com a apresentação do livro "A menina que não gostava de fruta" para as meninas da Unidade de Multideficiência , que seguiram atentamente a história.



Para além disso, fizemos um jogo com frutas ( pêssego, pera, uvas, banana, romã, laranja e limão), onde as alunas tinham que identificar a fruta e dizer qual a primeira letra dessa palavra. Portaram-se muito bem as nossas meninas neste jogo das letras.



A banda vai à escola - Canção Alimentação

Aqui deixo esta canção para te lembrares que é importante ter uma boa e equilibrada alimentação.


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dia da Alimentação





Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação

  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Em 2015 o tema do Dia Mundial da Alimentação é: "Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.



terça-feira, 29 de setembro de 2015

Vamos assinalar...Dia Mundial do Coração

A biblioteca assinalou este dia com a largada de balões com mensagens escritas pelos alunos sobre o coração.

Esperamos que alguém encontre os nossos balões e responda às nossas mensagens.

Também a professora de Educação Especial expôs num coração gigante todos os coraçõezinhos de origami elaborados pelos alunos da escola.

Tenham um ótimo dia do coração!!!

As fotos:








domingo, 15 de fevereiro de 2015

Dia de S. Valentim

Para assinalarmos o dia de S. Valentim fizemos uma exposição de livros no âmbito da temática dos afetos e os alunos escreveram em corações para responder à frase:

O AMOR É ...

alegria | paixão | lindo | afeto | carinho | ...

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Dia da Internet Mais Segura

Vamos assinalar no dia 10 de fevereiro de 2015 o Dia da Internet mais Segura, um evento organizado pela REDE INSAFE (rede de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas)  e em Portugal pelp Centro Internet Segura e que envolve a Direção Geral de Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude IPDJ) e a Microsoft Portugal.

Na nossa escola vamos comemorar este dia com várias atividades: atividades livres (jogos do 1º ciclo - SeguraNet) e atividades com turmas (visionamento de filmes, debate, comentário de tiras de B.D. e quiz).


 Podes ver as atividades aqui

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia da alimentação

 

Assinalámos este dia com o JIL - Jogos Interativos de Leitura das histórias de Luísa Ducla Soares "A minha casinha" e "Sementes de Macarrão" - turmas de 1º e 2º Ano

 

Ainda para assinalar este dia tão importante foi proposto a todas as turmas a atividade 5 dias a LeR+ 5 minutos, cujo objetivo é promover a leitura durante os 5 dias da semana 5 minutos por dia.

 

 

domingo, 27 de abril de 2014

Vamos assinalar... o dia 25 de abril




Faz as palavras cruzadas e aprende mais sobre o dia 25 de abril

O 4º B veio à Biblioteca para trabalhar a história de Luísa Dacosta, "História com recadinho", mas antes falámos do 25 de abril e dos acontecimentos deste dia. Os alunos já tinham trabalhado esta matéria em Estudo do Meio e responderam às questões feitas acertando em tudo.




Os alunos do 2º A vieram à biblioteca no final do dia para aprender sobre os acontecimentos da revolução do dia 25 de abril e cantámos a canção "Somos livres"

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro - Stop todos a ler!

Cartazes de divulgação da atividade STOP TODOS A LER!


Assinalámos o Dia Mundial do Livro com a atividade STOP:TODOS A LER! Alunos, professores e funcionários pararam para ler durante 20 minutos.

Atividade STOP TODOS A LER! para comemorar o Dia Mundial do Livro. Todos na escola pararam para ler.

Com a atividade STOP TODOS A LER! assinalámos o Dia Mundial do livro parando para ler silenciosamente durante 20 minutos.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Comemorámos o dia Mundial do Livro com a atividade STOP: TODOS A LER! Das 10:40h às 11:00h todos, alunos, professores e funcionários, pararam para ler. Uma iniciativa que aconteceu em todo o Agrupamento de Escolas de Mafra para estimular o prazer de ler e o gosto pelo livro.




domingo, 16 de fevereiro de 2014

Dia de S. Valentim

Neste Dia de S. Valentim os alunos escreveram e dedicaram poemas de amor a quem mais gostam.

Aqui fica o cartaz a explicar a atividade: