sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Feira do livro

Com o objetivo de melhorar os hábitos de leitura dos nossos alunos e promover o livro, vai realizar-se de 12 a 16 de dezembro na biblioteca a FEIRA DO LIVRO INFANTIL.
A exemplo do ano anterior a mesma irá ser dinamizada pela +Cultura.

Visite a nossa Feira do Livro e ofereça livros este Natal!!


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Concurso: Anagramas sobre o Magusto

Vamos assinalar o Magusto com o Concurso de anagramas. Os alunos têm de reordenar as palavras para descobrirem o anagrama relacionado com os alimentos próprios da época do Magusto / S. Martinho.





E aqui ficam os desafios:

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Todos@Net - Bibliopaper

Com o objectivo de promover o desenvolvimento da literacia da informação, rever as normas de utilização dos diferentes espaços da biblioteca e a organização das bibliotecas em geral, as turmas do 4º ano vieram à biblioteca resolver um questionário online.



Bibliopaper

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Da leitura ao paladar

Atividade realizada para as turmas de 1º e 2º ano, que iniciou com a leitura do poema "A minha casinha", de Luísa Ducla Soares, passou pela ilustração e uma prova de sabores. De olhos vendados os alunos tinham que provar determinados alimentos, identificá-los e classificá-los como doces, salgados, amargos,....


Aqui deixo algumas fotos:


domingo, 16 de outubro de 2016

Fórum 20 anos da Rede de Bibliotecas Escolares

Em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian decorreu, no dia 14 de outubro, o Fórum internacional 20 anos RBE, organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares, presidido pela Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Manuela Pargana Silva.
Foi um dia de celebração que iniciou com um belo momento musical e em que se revisitaram estes 20 anos: o início do “lançar a rede”, em 1995, com a presença dos seus protagonistas, a homenagem à Dr.ª Teresa Calçada, coordenadora do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (1996-2013), a mensagem de reconhecimento pelo trabalho realizado, proferida por Sua Ex.ª o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e as várias intervenções de pensadores e olhares de diferentes obreiros desta rede.
No Mês Internacional da Biblioteca Escolar, festejaram-se os 20 anos percorridos e as muitas conquistas alcançadas, perspetivando-se sempre os novos desafios e exigências que os tempos atuais e vindouros colocam às bibliotecas escolares.






sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Formação de utilizadores - 2º Ano

Neste dia foi a vez das turmas de 2º ano!
Após responderem a algumas perguntas sobre as regras e organização da biblioteca, os alunos requisitaram livros para levar para casa.
Ainda fizemos um jogo a partir do livro de Fernando Salinas, "Usa o teu talento...e descobre a que conto pertenço". Um livro com adivinhas em verso de vários contos tradicionais para se adivinhar as personagens e os títulos dos diferentes contos clássicos. Os contos que os alunos não conseguiram adivinhar foram posteriormente lidos, como por exemplo O Flautista de Hamelin.





quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Formação de Utilizadores

A ratinha Maisy do livro "A Maisy vai à biblioteca" ensinou aos meninos e meninas do 1º Ano o que se pode fazer na biblioteca e como se deve proceder para requisitar livros.
Muito atentos a ouvir a história, as turmas foram construindo com as ilustrações a história da Maisy. Houve, ainda, alguns que a souberam recontar na ponta da língua.

<